Projetos

Projetos 2023/2024

- "Ler é Viajar!"

No âmbito do plano de ação estratégica – Educação Pré-escolar – Plano 21/23 Escola+, este projeto surgiu do departamento da Educação Pré-escolar e da necessidade de ter acesso ao maior número possível de obras literárias infantis do inventário disponível na Biblioteca Escolar do Meiral.

- Trolleys Itinerantes - Lista de livros

- Cronograma

- Trabalho Final 2023/2024

- Trabalho Final 2022/2023



- "Escola a Ler"

A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23.
Visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida.

Atividades:

- Leitura Orientada

Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita.

- "Vou levar-te comigo!"

Dinamização semanal de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.

- Livr'à mão!

Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo.

A atividade e respetiva seleção de livros é organizada pela biblioteca e desenvolve-se de forma articulada com o professor titular de turma/ professor de português/ diretor de turma, podendo aderir qualquer docente do conselho de turma.

Projeto  da BE Meiral 2023/2024

- "Vou-te ver!"

Hora do conto dentro e fora de portas.

- "Por terras nunca dantes navegadas e a liberdade"

O projeto "Por terras nunca dantes navegadas e a liberdade" tem como objetivo celebrar os 50 anos do vinte e cinco de abril em Portugal e nas ex-colônias portuguesas, bem como nos países visitados pelos navegadores nas viagens descritas em "Os Lusíadas". 


Projeto 2020/2021

Biblioteca Escolar de Meiral (BE Meiral)

No âmbito do projeto "Letra a Letra vai o livro cheio, da Biblioteca do Meiral, a direção adquiriu  vários títulos dirigidos aos alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo

Divulgamos as aquisições para esta faixa etária. 

Fica a conhecer o que a Biblioteca Escolar tem para ti e agradecemos a participação dos pais/Encarregados de Educação e/ou familiares na leitura dos livros adquiridos.

Da mesma forma que passa tempo a ver televisão, a jantar e a jogar em família, porque não tirar uma noite por semana apenas dedicada à leitura? Para além de promover o relacionamento afetivo e a intimidade entre pais e filhos e irmãos, permitirá criar um gosto pela leitura e um à vontade perante a mesma.

Escolham livros do agrado de todos, criem um cantinho na sala e toca a ler! 

A leitura irá tornar-se parte da rotina, o vocabulário irá aumentar e melhorar e a criança terá um espaço onde poderá ler sem constrangimentos e melhorar a sua leitura.

                                                                                        (Adaptação de https://educamais.com/ler-em-familia/)

Aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário